Gente de Dublin, é um romance gráfico centrado na vida de uma das grandes figuras literárias do século XX, James Joyce.
Para levar a cabo Gente de Dublin, Alfonso Zapico, prémio autor revelação em 2010 no Salão Internacional do Comic de Barcelona, investigou durante três anos, com obsessão absoluta pelos detalhes da vida e obra deste génio universal da Literatura que foi James Joyce. Zapico começa por contar a azarada vida do pai de James, John Joyce, a sua infância e adolescência… até à idade adulta.
Deste modo o leitor tem oportunidade de assistir a todo o tipo de anedotas e experiências, narradas de forma magistral, e com um desenho elegante, onde se vê reflectida a época com todo o seu esplendor histórico.
É também uma viagem cativante de comboio através de Dublin, Trieste, Paris e Zurique, as cidades por onde passou o escritor irlandês, além de mostrar também outros aspectos da vida quotidiana, como a moda da época. Um verdadeiro trabalho de erudição documental que não deixará o leitor indiferente.
Ao longo da história assiste-se também ao encontro de Joyce com personalidades como Henrik Ibsen, WB Yeats, Ezra Pound, HG Wells, Bernard Shaw, TS Eliot, Virginia Woolf, Paul Valéry, Marcel Proust, Ernest Hemingway, Samuel Beckett, Sergei Eisenstein, Henri Matisse, André Gide, Le Corbusier e até Lenine. Este trabalho valeu ao desenhador e ilustrador asturiano o Prémio Nacional del Comic, a mais elevada distinção espanhola para uma novela gráfica, no ano de 2012. (fonte Levoir)