Em Lhasa, o palácio imperial do ditador Basam-Damdu é destruído por uma esquadrilha de Espadões, e o mundo, aliviado, celebra o fim da terceira guerra mundial.
Enquanto na vizinha China, os comunistas de Mao confrontam-se com os nacionalistas de Chiang Kai-shek, o senhor da guerra Xi-Li procura pôr as mãos num manuscrito que lhe permitirá afirmar o seu poder sobre o Império do Meio. Face ás ameaças para a região, o capitão Francis Blake fica responsável por organizar a defesa da colónia britânica de Hong Kong. Por sua vez em Londres, o professor Philip Mortimer é conduzido a interessar-se por uma curiosidade arqueológica chinesa que desperta a cobiça de uns e a inveja de outros.
Ao mesmo tempo, para saciar sua sede de vingança, o famoso coronel Olrik, ex-assessor militar do deposto Basam-Damdu, aproveita o caos para vender os seus serviços ao general Xi-Li.
A primeira parte de um díptico, O Vale dos Imortais, começa exatamente aonde O Segredo do Espadão termina. Os apaixonados por Blake e Mortimer encontrarão alguns dos ingredientes que tornaram famosa a saga de Edgar P. Jacobs: a aventura, o exotismo, que é expresso nas perigosas ruas de Hong Kong, a atmosfera de Londres, digna das mais belas páginas de A Marca Amarela, a ficção científica, incorporada pela nova máquina concebida pelo Professor Mortimer, o Skylantern, e um Olrik mais maquiavélico do que nunca.
Capa alternativa